quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Navarrenx – Béarn des Gaves

O Café du Centre foi o primeiro local onde entrei em Navarrenx, depois da boleia que o Gregory me deu desde a saída de Orthez.
O meu “motorista” é um tipo novo, muito simpático, que já esteve em diversos países porque trabalhou como técnico de máquinas em barcos de cruzeiro. Actualmente vive perto de Navarrenx. Foi uma boleia agradável devido ao tempo que se fazia sentir e pela conversa que fomos mantendo até ao meu destino.
Chove há mais de 24 horas e confesso que não me apetecia andar mais um dia inteiro, mais 30 km a pé debaixo de água. Não estou em peregrinação.
A vila tem um nome que mais parece ter saído dos livros do Astérix, no entanto é conhecida como a capital da pesca ao salmão.
O Gave d’Oloron é um dos melhores rios de montanha da Europa para a captura dos salmões que o sobem durante a Primavera. Daí que desde 1955 (com algumas interrupções pelo meio) se realize todos os anos um campeonato de pesca, que nos três primeiros anos era igualmente o europeu da especialidade.
Pelo menos neste caso temos a garantia que o peixe é fresco, o mesmo não se podia dizer do da banca do Ordralfabetix, o peixeiro dos irredutíveis gauleses.
Aproveito a manhã para ir enviando postais, e actualizando o meu blogue sobre a viagem, no computador do café. Mas estes vídeos nunca mais descarregam? O cheirinho da comida está a deixar-me louco.
Desconfio que aqui se deve comer bem porque está a encher rapidamente e com pessoal da terra.
É bom sinal. Ou a comida é boa, ou não presta e os clientes não se apercebem.
Aqui toda a gente é recebida com um sorriso e aos clientes habituais, o dono, Jean Pierre diz:
Estamos fechados!
Curiosamente a dona do restaurante é parecida com uma personagem do Astérix e o Escudo Auvergne. É muito simpática e diz-me que se quiser deixar a mochila e dar uma volta pela vila, ela guarda-a para mim.
Para além disso disponibilizou-se para me fazer um bife com batatas fritas e salada com molho de vinagrete fantástico, algo que não vinha ementa. Estava excelente!
É o Jean Pierre quem cozinha. Enorme, vestido com um avental branco, faz lembrar os cozinheiros das tabernas antigas. Está constantemente a mandar piadas aos habitués.
Ainda comi uma garbure de entrada. Consiste numa sopa de legumes com carne e gordura de pato. Estava apuradinha.
Agora vem a sobremesa… mas isto nunca mais acaba.
Acho que vou ter mesmo de ir dar uma volta para moer isto tudo…
Assim como assim, estou na primeira cidade fortificada de França e que mais parece saída de um livro, tal é a sua beleza.

4 comentários:

Anónimo disse...

E fotos Tiaguinho?? Estás cada vez mais crescido meu rapaz...

Filipa

Tiago Viana disse...

Tenho muitas fotos e muitas tu já viste. Posso pôr aqui umas novas.
No meu facebook estão algumas, assim como alguns videos.

Anónimo disse...

Tens de me fazer um face book só para mim tá bem? para eu ficar moderna como tu...lol

Tiago Viana disse...

Faz um que é fácil e fica só como acesso para poderes ver o que quiseres.
Ps: Qd comentares aqui se puseres o teu nome onde diz Nome/Url não fica como anónimo.