quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Uma aventura… no autocarro

Voltei, voltei,Voltei de lá,
Ainda agora estava em França
E agora já estou cá.

Podia ser esta a banda sonora do final da minha viagem de 3 semanas pelo norte de Espanha e sul de França, mas não é. Felizmente, digo eu.
Saí de Lisboa no dia 3 de Abril de 2009 às 21h em direcção a Madrid num autocarro com um motorista com pouca educação e que se vê a léguas que adora o que faz.
O filme da noite? Ghost Rider, desculpem "o motoqueiro fantasma" com Nicolas Cage, legendado em Português do Brasil. É de ir às lágrimas. O filme é já de si uma autêntica desgraça.
Assim, torna-se num autêntico curso de inglês onmovie do qual destaco:
Hot shot - gostozão ou bonzão.
You're pissing me off - você está me deixando puto!
E "eu sei o que você está tentando fazer, eu assisto T.V. pra burro."
Depois de 20 dias magníficos regresso a Portugal.
Em Pamplona apanho um autocarro e sou brindado com 2 filmes dobrados em espanhol. Num Mr. Bean viaja por França e felizmente pouco fala. O curioso é que até os sons que faz são dobrados o que torna tudo ainda mais irreal.
Noutro vejo uma comédia romântica com Catherine Zeta Jones a fazer de cozinheira. Sempre serve para aprender os nomes dos alimentos em espanhol. Pena é que já estou de regresso.
No trajecto para Lisboa no dia 23 de Abril via Madrid tive o previlégio de ter o mesmo motorista e o mesmo filme da ida.
Ahhh, que saudades de ambos.
Nesse dia, para além do controlo de fronteira com direito a cães pisteiros e controlo de identificação, tive igualmente a oportunidade de assistir quase a uma cena de pugilato entre o motorista e um cliente por causa da temperatura do ar condicionado.
O que penso disto?... Gosto!
É revigorante assistir a gente com aquela energia às 4h da manhã.
Apesar do desconforto, de não compensar financeiramente (o avião chega a ser mais barato) continuo a gostar de viajar desta forma.
O que poderia acontecer num avião que se assemelhasse a isto?
Nada! Não estou a ver o piloto a pousar o copo de Champagne que era para a 1ª classe, e deixar a cabine para vir dar um murro no passageiro que apalpou a assistente de bordo. Mesmo que ela seja a sua amante.
É por saber que poderei viver experiências destas que estou desejoso de voltar a viajar.

2 comentários:

Inês disse...

Já invadindo Tiago.Adorei.
São estas experiências que faz com que sejamos ricos, ausentes de qualquer crise que teime em persistir nas nossas cabeças ou na nossa economia.

Inês.

Tiago Viana disse...

Este é o meu novo blog.
Será de crónicas dicas de viagem.
Vai aparecendo
Ainda não fui para nova viagem mas penso ir que estará para breve.
Dp coloco aqui.